Concurso Nacional Unificado CNU: provas em 18 de agosto

O Concurso Nacional Unificado (CNU) apresenta uma oportunidade sem precedentes para concurseiros de todo o Brasil. Com as provas remarcadas para o dia 18 de agosto de 2024, essa mudança no cronograma, anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), traz um novo fôlego para aqueles que estão na corrida em busca de uma colocação nas inúmeras vagas oferecidas.

O adiamento das provas, inicialmente previstas para uma data anterior, foi oficializado em 23 de maio de 2024, com o objetivo de garantir uma melhor organização e a segurança dos participantes. A alocação definitiva dos locais de prova poderá ser confirmada a partir de 7 de agosto de 2024, quando os candidatos devem consultar seus cartões de prova para verificar se houve alguma alteração no local inicialmente designado.

+ Confira o Ranking CNU
+ Qual a nota de corte do CNU?
+ Como calcular a nota do CNU?
+ CNU: confira os gabaritos oficiais 
+ CNU: confira os gabaritos preliminares

Organização e Segurança

A Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, retirou e armazenou todos os 18.757 mil malotes de prova, submetendo-os a um rigoroso processo de checagem por uma rede de segurança, sem a ocorrência de qualquer violação. Isso assegura a integridade do processo seletivo e tranquiliza os candidatos quanto à lisura do certame.

Black Friday 2024

Garanta até 20% OFF nos pacotes ⏳

Oportunidades e vagas

O primeiro concurso unificado da esfera federal reúne vagas em níveis médio, técnico e superior, totalizando 6.640 oportunidades distribuídas em 21 órgãos federais. As especialidades variam desde funções administrativas a áreas técnicas específicas, proporcionando uma ampla gama de opções para os candidatos.

A adesão voluntária dos órgãos federais ao Concurso Nacional Unificado foi significativa, com 73% das entidades desejando participar. Isso reflete a confiança das instituições nesse modelo de concurso, que promete eficiência e padronização nos processos de seleção.

Processo de seleção

O processo seletivo inclui provas objetivas e discursivas, além da análise de títulos para determinados cargos. Os candidatos devem prestar atenção às datas importantes divulgadas, como o período de inscrições, o prazo para pagamento da taxa de inscrição e a data para consulta do cartão de confirmação de inscrição. Essas datas são essenciais para que nenhum candidato seja pego de surpresa e possa se preparar adequadamente para o grande dia.

Cronograma do CNU

  • Publicação do edital: 10/01/2024
  • Período para inscrições: 19/01 a 09/02/2024
  • Prazo de pedido de isenção da taxa de inscrição: até 26/01/2024
  • Prazo final para pagamento da taxa de inscrição: 16/02/2024
  • Cartão de confirmação de inscrição: 25/04/2024
  • Aplicação das provas: 18/08/2024
  • Gabarito preliminar das provas objetivas – Em definição
  • Notas finais das provas objetivas e nota preliminar da discursiva – Em definição
  • Envio de títulos para análise – Em definição
  • Divulgação dos resultados finais – Em definição
  • Convocação para posse e cursos de formação – Em definição

Planejamento e Expectativas

Para os concurseiros, a confirmação das novas datas deve ser recebida como uma oportunidade para revisar conteúdos, ajustar estratégias e intensificar a preparação. Este intervalo extra pode ser precioso para aprofundar os estudos, resolver mais questões e participar de simulados. Lembre-se sempre de manter um cronograma de estudos atualizado e equilibrado, reservando tempo para todas as matérias exigidas no edital, assim como para o descanso e lazer, fundamentais para manter a motivação e a saúde mental.

A segunda edição do CNU já está em fase de planejamento, conforme informado recentemente. No entanto, detalhes como número de vagas e escolaridade ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que essa próxima edição proporcione ainda mais oportunidades para os candidatos.

Comesse nesta preparação e no planejamento dos estudos com antecedência. Utilize todos os recursos disponíveis, desde cursos preparatórios, como do Estratégia até simulados online, focando nas áreas que mais precisam de melhoria. Isso garantirá que estejam bem preparados para enfrentar a prova do CNU em agosto e alcançar os melhores resultados possíveis.

Para mais informações e um extenso suporte no seu preparo para o CNU, acesse Estratégia Concursos.

Boa sorte a todos os candidatos!

O que achou desse artigo?

😠😐😍
Reações gerais

Leia também:

Publicações relacionadas

Concurso dos Correios: 3.511 vagas em todo o Brasil, confira edital!

CNU: prazos e dicas para revisão das notas

CNU: Resultados do Bloco 4 disponíveis após suspensão