Início » Divulgado o tema da redação do ENEM 2023 pelo INEP

Divulgado o tema da redação do ENEM 2023 pelo INEP

Atualizado em
Divulgado o tema da redação do ENEM 2023 pelo INEP — O INEP anunciou o tema da redação do ENEM 2023, trazendo expectativas e preocupações para os estudantes. Saiba mais sobre a divulgação e como se preparar para a prova.

No dia 5 de novembro de 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023. A escolha do tema é um momento muito aguardado por todos os participantes do exame, pois ele será o ponto de partida para a elaboração do texto dissertativo-argumentativo que compõe uma das partes da prova.

O ENEM é uma das principais avaliações educacionais do país e tem como objetivo aferir as competências e habilidades dos estudantes ao final do ensino médio. Além disso, o exame também é utilizado como forma de acesso ao ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

*Ao enviar os dados você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber informações adicionais do Estratégia.

A cada edição do ENEM, um tema relevante e atual é apresentado aos estudantes para que possam desenvolver argumentos consistentes e fundamentados em suas redações. O tema escolhido para o ENEM 2023 é “o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher”.

Contextualizando o tema

Ao longo dos anos, a discussão sobre a igualdade entre homens e mulheres tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade. A busca pela equidade de gênero passa por diversos aspectos, e um deles é o reconhecimento e valorização do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres.

Continuar lendo...

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito