portal.estrategia.com

Forças Armadas: Mulheres poderão se alistar a partir de 2025

A partir de 2025, as mulheres terão a oportunidade histórica de se alistar nas Forças Armadas do Brasil, ingressando na carreira de soldado.

Mulheres nas Forças Armadas

Esta será a primeira vez que o alistamento militar será aberto para mulheres, marcando um importante passo para a inclusão e igualdade de gênero no Brasil.

Primeira vez na história

A novidade foi confirmada pelo Ministro da Defesa, José Múcio, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, destacando a importância da decisão.

Anúncio oficial

Em abril, o governo criou um grupo de trabalho para definir as diretrizes do processo de alistamento feminino voluntário nas Forças Armadas.

Grupo de trabalho

A iniciativa demonstra o compromisso do Ministério da Defesa com a igualdade de gênero e o aprimoramento do serviço militar, promovendo oportunidades para as mulheres.

Compromisso com igualdade

As providências estão sendo tomadas para que o alistamento feminino ocorra em 2025, com a incorporação das novas recrutas prevista para iniciar em 2026.

Ingresso em 2026

Hoje, das 360 mil pessoas nas Forças Armadas, cerca de 34 mil são mulheres, principalmente em carreiras de saúde, logística, e manutenção.

Presença feminina atual

As mulheres começaram a ingressar nas forças armadas brasileiras em 1980 na Marinha, em 1982 na Força Aérea, e em 1992 no Exército.

Evolução histórica

Esta nova decisão abre um leque de possibilidades para que mais mulheres possam contribuir e construir carreiras militares no Brasil.

Novas oportunidades

Prepare-se para o futuro

Se você sonha em se tornar uma militar, estude com o Estratégia Militares. Clique no banner e descubra como alcançar seu objetivo!

Contato

Tem uma pergunta, um comentário? Quer colaborar de alguma forma? Só tem algo legal para dizer? Eu adoraria ouvir de você! Envie-me uma mensagem. Obrigado! Email:

Foto: Marinha do Brasil