A banca IDECAN divulgou os gabaritos preliminares da prova objetiva do concurso para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, realizada em 30 de novembro de 2025. O certame contemplou vagas para Oficiais Médicos e teve mais de mil inscritos na área.
Os candidatos que desejarem interpor recurso contra o gabarito poderão fazê-lo entre os dias 2 e 8 de dezembro. A versão definitiva está prevista para ser publicada no próximo dia 23 de dezembro.
O que você vai ler neste artigo
Provas aplicadas
A seleção teve início com a aplicação da prova objetiva e da prova discursiva no mesmo dia. A parte objetiva foi composta por 85 questões de múltipla escolha, sendo:
- 45 de Conhecimentos Gerais;
- 40 de Conhecimentos Específicos.
Já a prova discursiva exigiu dos candidatos a elaboração de um texto dissertativo entre 20 e 30 linhas. Essa etapa vale até 50 pontos e tem caráter classificatório e eliminatório.
Os interessados podem consultar os gabaritos preliminares divulgados para os cadernos Tipo A e B da área médica diretamente neste link: gabaritos preliminares.
Etapas do concurso
Depois da etapa inicial, o certame ainda conta com diversas fases eliminatórias. As próximas avaliações são:
- Teste de aptidão física;
- Inspeção de saúde (incluindo exames biométricos e toxicológicos);
- Avaliação psicológica;
- Sindicância de vida pregressa, com investigação social e funcional;
- Procedimento de heteroidentificação (para candidatos que se autodeclararem negros).
Cada etapa será determinante para o prosseguimento dos candidatos no processo de seleção e exige atenção redobrada aos prazos e exigências.
Detalhes do edital
O concurso público oferece um total de 10 vagas destinadas ao cargo de Oficial Médico. A distribuição é feita entre especialistas nas seguintes áreas:
- Dermatologia;
- Medicina de emergência;
- Neurologia;
- Oftalmologia;
- Urologia.
A remuneração inicial varia conforme o posto. O candidato aprovado como Aspirante a Oficial receberá inicialmente R$ 13.242,94. No caso de nomeação como 2º Tenente, o salário previsto é de R$ 15.287,06.
Concorrência e inscrições
Segundo dados divulgados pela banca IDECAN, o concurso atraiu um número expressivo de candidatos. Ao todo, foram registradas 39.074 inscrições, das quais 1.029 foram direcionadas aos cargos de Oficial Médico. Esse número reforça a importância da preparação e da estratégia diante da alta demanda por uma das vagas.
A divulgação do resultado final da prova objetiva, após os recursos, será decisiva para a continuidade dos aprovados nas demais fases da seleção. Os candidatos devem acompanhar o cronograma oficial no site da organizadora: IDECAN.
Leia também:
- 5 áreas do direito em alta para sua carreira
- 7 dicas para fazer uma peça processual de direito civil
- Agências reguladoras: quais são e como funcionam?
- Agente administrativo da PRF tem porte de arma?
- Agente da Polícia Federal: cargos, requisitos e mais
- Agente da Receita Federal: o que faz, salários e como ingressar!
- Agente de tributos: o que faz, funções e responsabilidades
- AGU aguarda decisão para continuidade do bloco 4 do CNU
