Início » Edital do Sisu 2026 é divulgado pelo MEC

Edital do Sisu 2026 é divulgado pelo MEC

O edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 foi oficialmente divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 23 de dezembro de 2025. A seleção seguirá com edição única anual, sendo válida para ingresso em cursos superiores de instituições públicas nos dois semestres do ano.

Uma das principais novidades é a permissão para que candidatos possam utilizar as notas de edições anteriores do Enem, o que amplia as possibilidades de participação. Agora, será possível concorrer com os resultados obtidos entre 2023 e 2025.

🔖 Inscreva-se em nossa newsletter

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

*Ao enviar os dados você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber informações adicionais do Estratégia.

O que muda no Sisu 2026

A edição de 2026 do Sisu passa a aceitar as pontuações de até três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que o candidato não tenha zerado a prova de redação. Antes, apenas a edição mais recente do exame era considerada. Com isso, estudantes que prestaram o Enem em 2023, 2024 ou 2025 poderão escolher a melhor nota para fins de inscrição.

A adoção do sistema com edição única por ano permanece. Isso significa que as inscrições realizadas em janeiro abrangem tanto as vagas do primeiro quanto do segundo semestre letivo das instituições participantes.

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

Cronograma completo do Sisu 2026

O calendário oficial já foi divulgado pelo MEC e inclui as seguintes datas importantes:

- Publicação do edital:23 de dezembro de 2025

  • Período de inscrições:19 a 23 de janeiro de 2026
  • Resultado da chamada regular:29 de janeiro de 2026
  • Período para matrícula da chamada regular:A partir de 2 de fevereiro de 2026
  • Prazo para manifestar interesse na lista de espera:29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026

Quem quiser conferir todos os detalhes oficiais, pode acessar o edital completo do Sisu 2026.

Como fazer a inscrição no Sisu

Os candidatos deverão realizar suas inscrições por meio do Portal Acesso Único, exclusivamente online. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis das 0h do dia 19 até às 23h59 do dia 23 de janeiro de 2026, seguindo o horário de Brasília.

Durante o processo, será possível selecionar até duas opções de curso, escolher a modalidade (ampla concorrência ou cota) e alterar as opções de curso durante o período de inscrição. O sistema informará as notas de corte parciais, atualizadas diariamente.

Quem pode participar do Sisu

Para se candidatar às vagas do Sisu 2026, é necessário:

  • Ter realizado pelo menos uma das edições do Enem de 2023, 2024 ou 2025
  • Não ter zerado a prova de redação
  • Não estar na condição de treineiro no exame utilizado

A classificação dos inscritos será feita com base na nota escolhida, de acordo com o desempenho geral e os critérios adotados por cada instituição.

Lista de espera e próximas etapas

Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera para o curso de sua primeira opção. Este procedimento também deverá ser feito pelo Acesso Único, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026.

Após esse período, a convocação dos candidatos da lista de espera será feita diretamente pelas instituições de ensino superior. Cada universidade ou instituto federal definirá as datas específicas de matrícula e chamamento dos suplentes, além dos critérios adicionais.

As mudanças implementadas no Sisu 2026 buscam dar mais flexibilidade ao processo seletivo e ampliar o acesso ao ensino superior público, gerando novas oportunidades para estudantes que já realizaram o Enem em anos anteriores.

O que achou desse artigo?

😠😐😍
Reações gerais

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito