Início » O que é a OTAN?

O que é a OTAN?

Atualizado em
O que é a OTAN? — Descubra a história, a importância e o impacto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no cenário global e na segurança internacional.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar formada por países membros da América do Norte e da Europa. Foi fundada em 1949, após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover a segurança coletiva e a defesa mútua dos seus integrantes.

A OTAN é baseada no princípio de que um ataque a um de seus membros será considerado um ataque a todos, e uma resposta coletiva será tomada para garantir a segurança da região. Para isso, os países membros comprometem-se a se defenderem uns aos outros, inclusive através de uma cooperação militar em caso de necessidade.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

*Ao enviar os dados você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber informações adicionais do Estratégia.

Composição da OTAN

A aliança inicialmente era composta por 12 países membros, mas ao longo dos anos, expandiu-se para incluir um total de 29 países membros atualmente. Os países membros da OTAN incluem os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, entre outros. Todos os membros têm o direito de participar nas tomadas de decisões da aliança, com cada país tendo direito a um voto.

Continuar lendo...

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito