Entender o processo de avaliação de competências médicas no Brasil passa por compreender como é calculada a nota de corte do Revalida. Profissionais de medicina formados no exterior que desejam atuar no país enfrentam a necessidade de revalidar seus diplomas, e o Revalida é a ponte para essa convalidação. Em meio a muitos detalhes técnicos dessa avaliação, surge o método Angoff modificado como elemento central na determinação dessa nota de corte.
A nota de corte é mais do que um número; ela representa o padrão mínimo de conhecimento que se espera de um médico apto a praticar no cenário brasileiro. Portanto, a compreensão do método Angoff modificado e o rigor do processo avaliativo são cruciais não só para os candidatos, mas para toda a sociedade, que se beneficia da qualidade assegurada no atendimento médico.
O que você vai ler neste artigo
O processo avaliativo do Revalida
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) é estruturado em duas etapas. A primeira, de natureza teórica, compreende uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva composta por 5 questões. A segunda etapa engloba a parte prática, conhecida como prova de habilidades clínicas.
Continuar lendo...