Início » ENEM dos Concursos 2025: isenção da taxa de inscrição

ENEM dos Concursos 2025: isenção da taxa de inscrição

Atualizado em
ENEM dos Concursos

A ansiedade para participar do ENEM dos Concursos 2025 é grande, e uma das primeiras dúvidas que surge é sobre a isenção da taxa de inscrição. Afinal, quem pode solicitar esse benefício e como fazer isso corretamente? Entenda os critérios e o processo para garantir sua participação sem custos!

Estar quite com as obrigações financeiras não precisa ser um obstáculo para realizar seus sonhos! Existe a possibilidade de solicitar a isenção da taxa para o CNU, desde que você se enquadre em algumas categorias específicas. Vamos descobrir quais são elas e como proceder para garantir esse direito.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba notícias sobre os mais importantes concursos!

*Ao enviar os dados você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber informações adicionais do Estratégia.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição no CNU?

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) oferece a isenção da taxa de inscrição para candidatos que se enquadrem em uma das seguintes categorias:

  • Inscritos no CadÚnico: candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
  • Doadores de medula óssea: pessoas que comprovarem ser doadoras de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
  • Bolsistas Prouni: candidatos que sejam ou tenham sido bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni).
  • Financiados pelo Fies: pessoas que sejam ou tenham sido financiadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Não deixe de conferir:

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Como solicitar a isenção da taxa?

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o CNU será de 2 a 8 de julho de 2025. A solicitação deverá ser feita durante o processo de inscrição, através do site oficial do concurso.

Documentação Necessária:

Para cada categoria de isenção, há documentos específicos que devem ser enviados via upload no sistema de inscrição. Os arquivos devem estar em formato JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB.

Inscritos no CadÚnico:

  • Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo CadÚnico.

Doadores de medula óssea:

  • Documento de identificação com foto.
  • Comprovante de doação, contendo data da coleta de células de medula óssea, data de emissão do documento, assinatura da pessoa responsável pelo órgão emissor e o nome legível e completo da pessoa que assina; ou certidão ou cartão de doador voluntário de medula óssea, expedidos por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Bolsistas Prouni:

  • Indicar a opção de solicitação correspondente a essa modalidade no sistema de inscrição.

Financiados pelo Fies:

  • Indicar a opção de solicitação correspondente a essa modalidade no sistema de inscrição.

Importante: para as alíneas “b”, “c” e “d”, serão consideradas as pessoas candidatas que tiverem a sua situação cadastral válida junto aos respectivos órgãos gestores até o dia 30 de junho de 2025.

Análise e resultado dos pedidos de isenção

A Fundação Getulio Vargas (FGV) consultará os órgãos gestores do CadÚnico, Prouni e Fies para verificar a conformidade das informações prestadas. No caso de doadores de medula óssea, será consultado o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e/ou outras entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção será divulgado, provavelmente, em 10 de julho de 2025, no site do concurso.

É fundamental que o candidato acompanhe a publicação e verifique o resultado do seu pedido.

Recurso e resultado final

Caso o pedido de isenção seja indeferido, o candidato poderá interpor recurso no prazo de 2 (dois) dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente à divulgação do resultado preliminar. O recurso deverá ser feito através de um link disponibilizado no site do concurso.

A relação dos pedidos de isenção deferidos após recurso será divulgada até o dia 18 de julho de 2025, no mesmo site.

Candidatos com isenção indeferida

Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos poderão efetivar sua inscrição acessando o site do concurso e emitindo a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento, nos prazos estabelecidos no edital.

Aquele que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e nos prazos corretos será automaticamente excluído do Concurso Público Nacional Unificado.

Atenção!

  • O simples preenchimento dos dados e envio dos documentos não garantem a isenção. O benefício está sujeito à análise e deferimento por parte da FGV.
  • Participar de programas sociais ou ter obtido isenção em outros concursos não garante a isenção no CNU.
  • O não cumprimento de qualquer etapa do processo, a falta de informações ou documentos, ou a solicitação fora do prazo implicarão a eliminação automática do processo de isenção.
  • A pessoa candidata que prestar declarações falsas será excluída do processo, em qualquer fase do concurso, e responderá legalmente pelas consequências.

Portanto, organize seus documentos, fique atento aos prazos e garanta sua participação no ENEM dos Concursos 2025!

Conquiste a tão sonhada ESTABILIDADE, salários acima da média e qualidade de vida com o material do líder em APROVAÇÕES do Brasil! Estude com o Estratégia Concursos!

Perguntas frequentes

Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição no CNU 2025?

A isenção da taxa de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 pode ser solicitada por candidatos que se enquadrem em uma das seguintes categorias: inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Qual é o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição?

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no CNU 2025 é de 2 a 8 de julho de 2025. Os candidatos devem realizar a solicitação durante o período de inscrição, através do site oficial do concurso.

Como comprovar a condição de doador de medula óssea para obter a isenção?

Para comprovar a condição de doador de medula óssea, o candidato deverá encaminhar, via upload no sistema de inscrição, um documento de identificação com foto e um comprovante da doação. O comprovante deve conter a data da coleta de células de medula óssea, data de emissão do documento, assinatura da pessoa responsável pelo órgão emissor e o nome legível e completo do assinante, ou a inscrição como doador, mediante a apresentação de certidão ou cartão de doador voluntário de medula óssea, expedidos por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

O que acontece se o meu pedido de isenção for indeferido?

Caso o pedido de isenção seja indeferido, o candidato poderá interpor recurso no prazo de 2 (dois) dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao da divulgação do resultado da análise dos pedidos, por meio de link disponibilizado no site oficial do concurso. Se, após o recurso, a isenção continuar indeferida, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido no edital para garantir a participação no CNU 2025.

O que achou desse artigo?

😠😐😍
Reações gerais

Leia também:

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito