Início » O que é Encceja?

O que é Encceja?

Atualizado em
O que é Encceja? — Descubra o que é o Encceja, o exame nacional que certifica as competências de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio.

O Encceja, também conhecido como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que tem como objetivo certificar competências e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada. Através desse exame, é possível obter a certificação do Ensino Fundamental e Médio, permitindo que essas pessoas tenham acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho e na continuidade dos estudos.

O Encceja foi criado em 2002, substituindo o antigo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e desde então tem contribuído para a inclusão e valorização da educação de jovens e adultos no Brasil. O exame é gratuito, realizado uma vez ao ano, e abrange quatro áreas de conhecimento: Ciências Naturais, Matemática, Linguagens e Códigos, e Ciências Humanas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

*Ao enviar os dados você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber informações adicionais do Estratégia.

O que é necessário para participar do Encceja?

Para participar do Encceja, é preciso atender a alguns requisitos. No caso do Ensino Fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame. Já para obter a certificação do Ensino Médio, é preciso ser maior de 18 anos. Além disso, é importante ressaltar que não há limite máximo de idade para realizar o exame.

Continuar lendo...

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito