Início » O que é Enem?

O que é Enem?

Atualizado em
O que é Enem? — Descubra neste artigo tudo sobre o Enem, o exame nacional do ensino médio que é utilizado como porta de entrada para as universidades.

O Enem, ou Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das principais provas aplicadas no Brasil com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes e facilitar o ingresso no ensino superior. Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Enem é uma avaliação de caráter voluntário e anual, aberta a estudantes que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio.

Durante muitos anos, o Enem foi apenas um meio de avaliação e classificação dos estudantes. No entanto, a partir de 2009, o exame ganhou uma nova importância ao se tornar uma forma de acesso ao ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Esses programas utilizam a nota do Enem como critério para seleção dos candidatos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

*Ao enviar os dados você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber informações adicionais do Estratégia.

O que você vai ler neste artigo

Composição da prova do Enem

O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas abrangem as áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. A redação, por sua vez, exige que o candidato desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma proposta de tema.

Continuar lendo...

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito