Início » O que é o Hamas?

O que é o Hamas?

Atualizado em
O que é o Hamas? — Saiba mais sobre o Hamas, um grupo político-militar palestino, que atua na Faixa de Gaza e é considerado tanto como um grupo terrorista quanto uma força de resistência.

O Hamas é um grupo militante palestino que governa a Faixa de Gaza. Sua origem remonta ao final da década de 1980, durante a primeira Intifada, ou revolta palestina, contra a ocupação israelense. Desde então, o Hamas tem sido uma figura central no conflito israelo-palestino.

O grupo é considerado terrorista por países como Estados Unidos, Israel e a União Europeia. O Hamas tem como objetivos declarados a destruição de Israel e a formação de um Estado palestino em seu lugar. Sua ideologia é baseada no Islã radical e sua estratégia inclui tanto o uso de ações militares como o desenvolvimento de projetos sociais para angariar apoio entre a população palestina.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

*Ao enviar os dados você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber informações adicionais do Estratégia.

A atuação como uma organização política

Embora seja conhecido principalmente por suas atividades militares, o Hamas também atua como uma organização política, com um braço político representado no Conselho Legislativo Palestino. Porém, acredita-se que o grupo use sua presença política para fortalecer sua posição militar e ampliar sua influência.

Continuar lendo...

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito